ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COMO PROCESSO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Tânia Gastão Saliés

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de línguas; formação de professor; emergentismo; propiciamentos; comunidades de prática.

Resumo

O presente ensaio argumenta em prol da visão processual da aprendizagem de línguas, defendendo ser esse um percurso dinâmico e imprevisível, com padrões sistemáticos que emergem do uso da língua em contextos situados. Isso traz desdobramentos para a ação pedagógica e consequentemente para a formação do professor de línguas. Focar partes específicas da língua no âmbito da gramática contraria a natureza dinâmica do sistema e a natureza processual da aprendizagem. A exposição à linguagem como ela é, integrada, situada, complexa, parece-nos oportunizar maior número de propiciamentos e consequentemente maior rapidez na evolução do sistema. É isso que temos visto nas trajetórias de aprendizagem de língua ao longo de nossa experiência em sala de aula e à frente do PRODOCENCIA e do LICOM. Atividades que provoquem interação entre professor, alunos e a vida fora da sala de aula, fazendo desse
espaço um organismo vivo, oferecem tais oportunidades.

Downloads

Publicado

22-08-2018

Edição

Seção

OS PROJETOS ESPECIAIS DA COPEI/SR1