Sobre a Revista

Políticas Editoriais

  • » Foco e Escopo
  • » Políticas de Seção
  • » Processo de Avaliação pelos Pares
  • » Periodicidade
  • » Política de Acesso Livre
  • » Arquivamento
  • » Template para publicação na revista
  • » Políticas de Seção da Revista
  • » Formatação
  • » Institucional
  • » Apresentação

Foco e Escopo

 

A Revista Aproximando tem por objetivo registrar e divulgar práticas e reflexões vivenciadas pelas graduações presenciais e a distância da UERJ e, dessa forma, tornar públicas as ações executadas por seus alunos, aproximando a comunidade interna de suas distintas experiências acadêmicas.


Para tal, está aberta à divulgação das atividades de ensino desenvolvidas pelos Projetos Especiais vinculados a Sub-Reitoria de Graduação como PIBID, PRODOCÊNCIA, PET, LIFE, PROGRAME, UERJ Acessível, bem como as demais produções vinculadas ao ensino presencial e a distância; além de incentivar reflexões que tenham como eixo ações e políticas para a inovação da graduação.

 

 

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

NOTA DA SUB-REITORA DE GRADUAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DESTAQUES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

INOVANDO NA GRADUAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

2º PRÊMIO DOCÊNCIA DEDICADA AO ENSINO - ANÍSIO TEIXEIRA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

VÍDEO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

PREMIADOS DA 15ª SEMANA DE GRADUAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

3º PRÊMIO DOCÊNCIA DEDICADA AO ENSINO - ANÍSIO TEIXEIRA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

OUTRAS PREMIAÇÕES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

AS PRÁTICAS DOS BOLSISTAS NA GRADUAÇÃO

Editores
  • LaTIC UERJ
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EXPLORANDO LIVROS DIDÁTICOS

Editores
  • LaTIC UERJ
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ANÁLISE

Editores
  • LaTIC UERJ
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

INCLUSÃO

Editores
  • LaTIC UERJ
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOTA DA DIRETORIA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA (DAA)

Editores
  • LaTIC UERJ
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

1. O corpo editorial selecionará os trabalhos que atendem os critérios da Revista e que serão encaminhados  para avaliação.

2. A avaliação será realizada por consultores ad-hoc, profissionais reconhecidos pelo conhecimento na área.

3. No processo de avaliação serão observados: relevância e prioridade do tema, consistência, originalidade, atualidade de informação e atendimento de normas éticas e linguísticas.

4. Os pareceres dos avaliadores indicarão para o corpo editorial a classificação do trabalho como: aprovado, aprovado com restrições e rejeitado.

5. Em caso de pareceres divergentes um terceiro avaliador será consultado.

6. Trabalhos aprovados com modificações serão encaminhados ao autor com as recomendações dos avaliadores ad-hoc, e terão o prazo de 10 dias para atender as sugestões propostas ou justificar a manutenção do texto original.

7. O texto modificado deverá retornar à Revista acompanhado de uma carta descritiva sobre o atendimento às solicitações. Essa resposta será enviada aos consultores para a emissão de novo parecer.

8. Trabalho rejeitado será informado ao autor, através de email do Editor, notificando a decisão com suas devidas justificativas.

9. A decisão final quanto à publicação dos trabalhos cabe ao corpo editorial da revista.

10. O corpo editorial se reserva o direito de sugerir alterações nos trabalhos aceitos bem como, eventualmente, decidir sobre casos especiais.

 

 

Periodicidade

 

A periodicidade da Revista Aproximando será semestral.

 

 

Política de Acesso Livre

 

A Revista Aproximando oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

 

Arquivamento

Esta publicação utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da publicação para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Template para publicação na revista

 

Os autores devem manter o layout e seguir as orientações do template para publicação na Revista Aproximando.

O arquivo para dawnload está disponível aqui.

 

 

Políticas de Seção da Revista

 

Editorial

Texto produzido pela direção da revista ou por um convidado pela direção da revista, de caráter opinativo ou informativo.

 

Entrevista

Produzida com representantes da administração central, unidades acadêmicas ou indivíduos envolvidos com a formulação de políticas públicas para a graduação. Esse tipo de texto será publicado por convite ou iniciativa dos editores da revista.

 

Artigos

Textos inéditos apresentando resultados descritivos ou analíticos de práticas relacionadas à graduação. Devem apresentar contribuição ao conhecimento e estar vinculados a atividades realizadas em projetos ou programas de graduação.

 

Ensaios

Textos inéditos, de caráter opinativo, que desenvolvam de forma discursiva e reflexiva temas conceituais e metodológicos relacionados à graduação.

 

Relatos de experiência

Textos inéditos, descrevendo e discutindo experiências desenvolvidas na graduação.

 

Resenhas

Críticas de livros, orientando o leitor sobre as características e potencialidade de uso, seja da bibliografia básica ou leitura complementar, utilizada pela graduação.

 

 

 

 

Formatação

 

Artigo, ensaio e relato de experiência orientamos serem produzidos com o mínimo de 5 e o máximo de 8 laudas, utilizando: Título, Autores, Resumo (conter entre 200 e 250 palavras), Palavras-chaves, Texto e Referências Bibliográficas.

Usar letra ARIAL 12,

Espaço entre linhas 1,5,

Margens: normal (inf/sup= 3cm; dir/esq = 2,5cm)

 

Resenha deverá ser apresentada em no máximo 2 páginas utilizando título e autor(ES)

Usar letra ARIAL 12,

Espaço entre linhas 1,5,

Margens: normal (inf/sup= 3cm; dir/esq = 2,5cm)

 

 

 

Institucional

 

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

Reitor

Mario Sergio Alves Carneiro

 

Vice-reitor

 

Pró-reitoria de Graduação - PR1

Lincoln Tavares Silva

 

Pró-retoria de Pós-graduação e Pesquisa - PR2

Luís Antônio Campinho Pereira da Mota

 

Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PR3

Cláudia Gonçalves de Lima

 

Pró-reitoria de Políticas e Assistências Estudantis - PR4

Cátia Gonçalves de Lima

 

Pró-reitoria de Saúde - PR5

Rogerio Lopes Rufino Alves

 

Apresentação

 

APROXIMANDO...

 

O mundo moderno, com todo o avanço tecnológico, nos impõe um distanciamento entre as pessoas. Cada um “fala” só com os seus botões. O coletivo, pouco a pouco, vai se perdendo nesse emaranhado de toques, de botões, de máquinas cada vez mais sofisticadas. As ações são muito mais solitárias do que solidárias. Por quais caminhos vem se perdendo a troca de saberes, de fazeres, de ações compartilhadas ?

O ensino à distância hoje em nossa UERJ, contando com a parceria bastante produtiva de Consórcio CEDERJ, é uma realidade, um caminho sem volta. Oferecemos três cursos – Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Geografia; além de oferecermos as disciplinas pedagógicas para todos os estudantes das universidades consorciadas (universidades públicas com sede no Estado do Rio de Janeiro).

A EaD possibilitou à UERJ estar presente em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. São quatro polos de ensino semipresenciais oferecendo Ciências Biológicas (Magé, Resende, Nova Friburgo e Paracambi); seis oferecendo Geografia (Três Rios, Natividade, Niterói, Barra do Piraí, Rio de Janeiro – Campo Grande e Nova Friburgo)  e   doze oferecendo Pedagogia  (Rio de Janeiro - Rocinha e Maracanã, Angra dos Reis, Belford Roxo, Resende, Nova Friburgo,  Nova Iguaçu,  Magé, Paracambi, Itaguaí, Petrópolis, São Pedro da Aldeia). Dessa forma a UERJ vai deixando de ser basicamente uma universidade da cidade do Rio de Janeiro para se transformar em uma universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A APROXIMANDO surge justamente objetivando a troca de experiências, de fazeres e de saberes. Queremos e precisamos efetivar um diálogo permanente com os nossos leitores em potencial. Assim estaremos transformando o ensino à distância no ensino da aproximação.

Nesse espaço discutiremos também a Educação na UERJ no seu sentido maior. Os novos caminhos e as novas caminhadas possíveis.

Enquanto estamos vivos fazendo educação com seriedade e compromisso,

(...) há que se ter paciência dos caramujos visitando veredas e várzeas sem se ferir: vagar sem pressa, polindo com prata e alma o percurso. Sem se desviar do acaso, vestido de espiral e compasso, passear desejo em fio e luz, serenamente. Estar assim, sem perdas e heranças. Ser sem volta. (Bartolomeu Campos Queiroz)

 

Assim, convido você a ser nosso interlocutor, parceiro de caminhos e caminhadas.

 

 

Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015.

 

Leila Medeiros de Menezes