- » Foco e Escopo
- » Políticas de Seção
- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Periodicidade
- » Política de Acesso Livre
- » Arquivamento
- » Template para publicação na revista
- » Políticas de Seção da Revista
- » Formatação
- » Institucional
- » Apresentação
Foco e Escopo
A Revista Aproximando tem por objetivo registrar e divulgar práticas e reflexões vivenciadas pelas graduações presenciais e a distância da UERJ e, dessa forma, tornar públicas as ações executadas por seus alunos, aproximando a comunidade interna de suas distintas experiências acadêmicas.
Para tal, está aberta à divulgação das atividades de ensino desenvolvidas pelos Projetos Especiais vinculados a Pró Reitoria de Graduação como PIBID, PRODOCÊNCIA, PET, LIFE, PROGRAME, UERJ Acessível, bem como as demais produções vinculadas ao ensino presencial e a distância; além de incentivar reflexões que tenham como eixo ações e políticas para a inovação da graduação.
Políticas de Seção
EDITORIAL
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
NOTA DA SUB-REITORA DE GRADUAÇÃO
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DESTAQUES
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
INOVANDO NA GRADUAÇÃO
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
2º PRÊMIO DOCÊNCIA DEDICADA AO ENSINO - ANÍSIO TEIXEIRA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
VÍDEO
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
PREMIADOS DA 15ª SEMANA DE GRADUAÇÃO
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
3º PRÊMIO DOCÊNCIA DEDICADA AO ENSINO - ANÍSIO TEIXEIRA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
OUTRAS PREMIAÇÕES
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
AS PRÁTICAS DOS BOLSISTAS NA GRADUAÇÃO
Editores- LaTIC UERJ
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
EXPLORANDO LIVROS DIDÁTICOS
Editores- LaTIC UERJ
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ANÁLISE
Editores- LaTIC UERJ
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
INCLUSÃO
Editores- LaTIC UERJ
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
NOTA DA DIRETORIA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA (DAA)
Editores- LaTIC UERJ
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
1. O corpo editorial selecionará os trabalhos que atendem os critérios da Revista e que serão encaminhados para avaliação.
2. A avaliação será realizada por consultores ad-hoc, profissionais reconhecidos pelo conhecimento na área.
3. No processo de avaliação serão observados: relevância e prioridade do tema, consistência, originalidade, atualidade de informação e atendimento de normas éticas e linguísticas.
4. Os pareceres dos avaliadores indicarão para o corpo editorial a classificação do trabalho como: aprovado, aprovado com restrições e rejeitado.
5. Em caso de pareceres divergentes um terceiro avaliador será consultado.
6. Trabalhos aprovados com modificações serão encaminhados ao autor com as recomendações dos avaliadores ad-hoc, e terão o prazo de 10 dias para atender as sugestões propostas ou justificar a manutenção do texto original.
7. O texto modificado deverá retornar à Revista acompanhado de uma carta descritiva sobre o atendimento às solicitações. Essa resposta será enviada aos consultores para a emissão de novo parecer.
8. Trabalho rejeitado será informado ao autor, através de email do Editor, notificando a decisão com suas devidas justificativas.
9. A decisão final quanto à publicação dos trabalhos cabe ao corpo editorial da revista.
10. O corpo editorial se reserva o direito de sugerir alterações nos trabalhos aceitos bem como, eventualmente, decidir sobre casos especiais.
Periodicidade
A periodicidade da Revista Aproximando será semestral.
Política de Acesso Livre
A Revista Aproximando oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta publicação utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da publicação para a preservação e restauração. Saiba mais...
Template para publicação na revista
Os autores devem manter o layout e seguir as orientações do template para publicação na Revista Aproximando.
O arquivo para dawnload está disponível aqui.
Políticas de Seção da Revista
Editorial
Texto produzido pela direção da revista ou por um convidado pela direção da revista, de caráter opinativo ou informativo.
Entrevista
Produzida com representantes da administração central, unidades acadêmicas ou indivíduos envolvidos com a formulação de políticas públicas para a graduação. Esse tipo de texto será publicado por convite ou iniciativa dos editores da revista.
Artigos
Textos inéditos apresentando resultados descritivos ou analíticos de práticas relacionadas à graduação. Devem apresentar contribuição ao conhecimento e estar vinculados a atividades realizadas em projetos ou programas de graduação.
Ensaios
Textos inéditos, de caráter opinativo, que desenvolvam de forma discursiva e reflexiva temas conceituais e metodológicos relacionados à graduação.
Relatos de experiência
Textos inéditos, descrevendo e discutindo experiências desenvolvidas na graduação.
Resenhas
Críticas de livros, orientando o leitor sobre as características e potencialidade de uso, seja da bibliografia básica ou leitura complementar, utilizada pela graduação.
Formatação
Artigo, ensaio e relato de experiência orientamos serem produzidos com o mínimo de 5 e o máximo de 8 laudas, utilizando: Título, Autores, Resumo (conter entre 200 e 250 palavras), Palavras-chaves, Texto e Referências Bibliográficas.
Usar letra ARIAL 12,
Espaço entre linhas 1,5,
Margens: normal (inf/sup= 3cm; dir/esq = 2,5cm)
Resenha deverá ser apresentada em no máximo 2 páginas utilizando título e autor(ES)
Usar letra ARIAL 12,
Espaço entre linhas 1,5,
Margens: normal (inf/sup= 3cm; dir/esq = 2,5cm)
Institucional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Reitor
Mario Sergio Alves Carneiro
Vice-reitor
Pró-reitoria de Graduação - PR1
Lincoln Tavares Silva
Pró-retoria de Pós-graduação e Pesquisa - PR2
Luís Antônio Campinho Pereira da Mota
Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PR3
Cláudia Gonçalves de Lima
Pró-reitoria de Políticas e Assistências Estudantis - PR4
Cátia Gonçalves de Lima
Pró-reitoria de Saúde - PR5
Rogerio Lopes Rufino Alves
Apresentação
APROXIMANDO...
O mundo moderno, com todo o avanço tecnológico, nos impõe um distanciamento entre as pessoas. Cada um “fala” só com os seus botões. O coletivo, pouco a pouco, vai se perdendo nesse emaranhado de toques, de botões, de máquinas cada vez mais sofisticadas. As ações são muito mais solitárias do que solidárias. Por quais caminhos vem se perdendo a troca de saberes, de fazeres, de ações compartilhadas ?
O ensino à distância hoje em nossa UERJ, contando com a parceria bastante produtiva de Consórcio CEDERJ, é uma realidade, um caminho sem volta. Oferecemos três cursos – Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Geografia; além de oferecermos as disciplinas pedagógicas para todos os estudantes das universidades consorciadas (universidades públicas com sede no Estado do Rio de Janeiro).
A EaD possibilitou à UERJ estar presente em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. São quatro polos de ensino semipresenciais oferecendo Ciências Biológicas (Magé, Resende, Nova Friburgo e Paracambi); seis oferecendo Geografia (Três Rios, Natividade, Niterói, Barra do Piraí, Rio de Janeiro – Campo Grande e Nova Friburgo) e doze oferecendo Pedagogia (Rio de Janeiro - Rocinha e Maracanã, Angra dos Reis, Belford Roxo, Resende, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Magé, Paracambi, Itaguaí, Petrópolis, São Pedro da Aldeia). Dessa forma a UERJ vai deixando de ser basicamente uma universidade da cidade do Rio de Janeiro para se transformar em uma universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A APROXIMANDO surge justamente objetivando a troca de experiências, de fazeres e de saberes. Queremos e precisamos efetivar um diálogo permanente com os nossos leitores em potencial. Assim estaremos transformando o ensino à distância no ensino da aproximação.
Nesse espaço discutiremos também a Educação na UERJ no seu sentido maior. Os novos caminhos e as novas caminhadas possíveis.
Enquanto estamos vivos fazendo educação com seriedade e compromisso,
(...) há que se ter paciência dos caramujos visitando veredas e várzeas sem se ferir: vagar sem pressa, polindo com prata e alma o percurso. Sem se desviar do acaso, vestido de espiral e compasso, passear desejo em fio e luz, serenamente. Estar assim, sem perdas e heranças. Ser sem volta. (Bartolomeu Campos Queiroz)
Assim, convido você a ser nosso interlocutor, parceiro de caminhos e caminhadas.
Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015.
Leila Medeiros de Menezes