Edições anteriores

  • Edição Especial - PIBID e Residência Pedagógica - UERJ
    v. 7 n. 12 (2023)

    Fim de ano é emblemático para reavaliação de caminhos que foram trilhados até o momento e para a construção de objetivos e ações para ajuste de coordenadas dos processos desenvolvidos.  Esta Edição Especial apresenta os caminhos, as conquistas e os obstáculos encontradso nos projetos desenvolvidos através dos programas do PIBID-UERJ e Residência Pedagógica-UERJ.  Conheça um pouco mais através dos relatos de experiência dos discentes e professores que estão participando do programa.

  • Edição Especial - Trabalhos de Conclusão de Curso - 2023
    v. 7 n. 11 (2023)

    Esta Edição Especial da Revista Aproximando sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) reune vídeos, resumos e artigos produzidos pelos estudantes de Graduação da UERJ no ano de 2023 e apresentados na XXI Semana de Graduação, que aconteceu durante a 32ª edição da Uerj Sem Muros.

  • Edição Especial - Trabalhos de Conclusão de Curso
    v. 7 n. 10 (2023)

    Esta Edição Especial da Revista Aproximando sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) reune vídeos, resumos e artigos produzidos pelos estudantes de Graduação da UERJ no ano de 2022 e apresentados na XX Semana de Graduação, que aconteceu durante a 31ª edição da Uerj Sem Muros.

  • Edição Especial - PIBID
    v. 6 n. 9 (2022)

    O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

    Os projetos desenvolvidos através do PIBID buscam promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes são acompanhados por um professor da escola e por um docente da instituição de educação superior participantes do programa.

  • Edição Especial - Residência Pedagógica da UERJ
    v. 6 n. 8 (2022)

    O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

  • Revista Aproximando
    v. 6 n. 7 (2022)

  • Revista Aproximando
    v. 4 n. 5 (2018)

  • Capa da revista Aproximando. Vol 3. Nº 4 2018

    Revista Aproximando
    v. 3 n. 4 (2017)

  • Revista Aproximando
    v. 2 n. 3 (2016)

  • Revista Aproximando
    v. 1 n. 2 (2015)

  • Revista Aproximando
    v. 1 n. 1 (2015)