RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: SUBPROJETO DE GEOGRAFIA CAp-UERJ, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS

Autores

  • Fabio Tadeu Santana
  • Elton Simões Gonçalves
  • Juliere Gomes da Silva
  • Maria Isabel Fernandes Costa
  • Bianca Brito de Santana
  • Bruna Bernardo dos Santos
  • Bruno de Sá Figueiredo Capella
  • Gustavo Pacheco de Mello
  • Jessica Luzia Braga da Silva Bicalito
  • João Pedro Mascarenhas da Costa
  • Julia Moreira Cordeiro Tavares
  • Lucas da Cunha Perna
  • Pedro Rangel Nunes da Rocha
  • Renan Araujo de Brito
  • Rick da Silva dos Santos
  • Rodrigo Manasfi Areas dos Santos
  • Taiane de Souza Pereira
  • Thaís Cristina Ramos da Silva
  • Thayana Santos Simões

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) busca contribuir para o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica. O estímulo à integração entre Ensino Superior e Educação Básica tem como metas: a melhoria na qualidade do ensino nas escolas da rede pública; elevar a qualidade das ações pedagógicas voltadas à formação de professores nas licenciaturas das IES; e fomentar a prática docente (BRASIL, 2018). O subprojeto de Geografia prioriza o uso da linguagem audiovisual e das mídias digitais como recursos didático-pedagógicos alinhados às competências e habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as Ciências Sociais e Aplicadas, e na Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para as Ciências Humanas e suas Tecnologias. A operacionalização do Subprojeto RP-Geografia concentrou-se nas séries finais do Ensino Médio, de modo a alcançar o público estudantil com maior demanda por iniciativas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e o vestibular UERJ.
Unindo diferentes etapas de aprendizagem, além de estimular a capacidade cognitiva, o subprojeto também contempla discussões crítico-reflexivas imprescindíveis à formação discente.

Publicado

17-12-2023