LEITURA EM FOCO: A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES NO PROJETO PIBID/UERJ 2023

Autores

  • Simone Maria Bacellar Moreira
  • Luciene de Souza Mello
  • Roberta Alves
  • Amanda Costa Conceição
  • Brenda Barcelos Farias
  • Camille Azevedo Machado
  • Gisele de Araujo Coutinho
  • Jefferson Nunes de Souza
  • Julia Santos Valeriote Pouble
  • Kauany Vieira de Magalhães Bessa
  • Leandra de Souza Bolzan da Silva
  • Lorena da Costa de Brito
  • Luan Carvalho de Araujo Siqueira
  • Nathaly França
  • Rafael Anunciação Lessa da Silva
  • Raquel Costa Fidelis Santos
  • Tiago Costa
  • Vinicius de Nascimento de Lima Juvenal
  • Wiliam Baptista Neves

Resumo

O trabalho apresenta práticas de ensino empregadas pela equipe de Língua Portuguesa do PIBID, da FFP da UERJ, no Colégio Estadual Melchíades Picanço em São Gonçalo, desenvolvidas a partir de 2020. As atividades propostas têm como finalidade fomentar o pensamento crítico dos estudantes, conectando práticas de leitura e produção de texto. O projeto se baseia na visão de Língua/Linguagem como atividade que envolve a interação e a dialética. Nossas atividades são moldadas de acordo com as condições sociais de cada estudante, enfatizando o texto e a declaração como elementos centrais do ensino. A metodologia pedagógica segue o modelo de sequência didática (SD) desenvolvida por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), que é definido como um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero textual oral ou escrito. Vale ressaltar que os estudos se basearam nos gêneros textuais de Bakhtin (2003) e nos documentos oficiais nacionais como a Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2018).

Publicado

17-12-2023