LEITURA EM FOCO: A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES NO PROJETO PIBID/UERJ 2023
Resumo
O trabalho apresenta práticas de ensino empregadas pela equipe de Língua Portuguesa do PIBID, da FFP da UERJ, no Colégio Estadual Melchíades Picanço em São Gonçalo, desenvolvidas a partir de 2020. As atividades propostas têm como finalidade fomentar o pensamento crítico dos estudantes, conectando práticas de leitura e produção de texto. O projeto se baseia na visão de Língua/Linguagem como atividade que envolve a interação e a dialética. Nossas atividades são moldadas de acordo com as condições sociais de cada estudante, enfatizando o texto e a declaração como elementos centrais do ensino. A metodologia pedagógica segue o modelo de sequência didática (SD) desenvolvida por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), que é definido como um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero textual oral ou escrito. Vale ressaltar que os estudos se basearam nos gêneros textuais de Bakhtin (2003) e nos documentos oficiais nacionais como a Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2018).