O SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERJ (2022-2024): NOTAS SOBRE UM TRABALHO EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Walace Ferreira
  • Thaiana Rodrigues da Silva
  • Flávia Alves de Santana
  • Daniel Soares Mano Gonçalves
  • Eduardo Tamura Mello Freire
  • Jade Novaes de Figueiredo
  • João Pedro Alves da Silva Ferreira
  • Judival de Souza Estrela Júnior
  • Stella de Sousa Martins
  • Juliana Dias Lima
  • Adriely Paiva Parreira da Silva
  • Bruna Bochorny Cardoso
  • Murilo Alves Do Coutto
  • Valdeir Conegundes Salvador Soares
  • Milena de Oliveira Corrêa
  • Alexandre Carneiro de Sousa
  • Alexsandre Fernandes da Silva
  • Gabriel Kroeff Ribas Ferreira Magalhães
  • Ramona Antony
  • Rosiane Oliveira de Figueiredo

Resumo

O presente artigo discorre sobre ações desenvolvidas no subprojeto de Sociologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaboradas no período entre novembro de 2022 e novembro de 2023, considerando que a previsão de término deste edital é para o mês de abril de 2024. Nossa proposta é trazer reflexões sobre questões centrais para o/a futuro/a professor/a de Sociologia, tais como: a transposição da teoria acadêmica para a práxis escolar; a necessidade de se aproximar de práticas pedagógicas pertinentes à disciplina; a importância do estudo constante para o aprimoramento profissional, inclusive promovendo o interesse pela pesquisa; e o conhecimento de diversos aspectos relacionados ao cotidiano escolar. Estas algumas bases conceptivas trabalhadas pelo PRP, alicerçando as vivências nos três grupos de trabalho alocados nas duas escolas-campo: o Colégio Estadual Professor Ernesto Faria (CEPEF), situado na Mangueira; e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC), localizado na Tijuca.

Publicado

16-12-2023