PIBID NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FEBF:
AÇÕES E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
educação matemática, saberes docentes, PIBIDResumo
Este artigo relata uma experiência realizada com estudantes bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que cursam Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A experiência é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga ações a serem realizadas na formação inicial dos professores e os saberes docentes favorecidos por elas. Adotamos a noção de saber docente de Maurice Tardif bem como a classificação dos saberes que ele desenvolveu. Aqui descrevemos ações distribuídas em quatro categorias: o estudo de pesquisas científicas da área da Educação Matemática; b) a produção de materiais didáticos; c) a intervenção de ensino em turmas da educação básica; e d) a participação em eventos científicos. Concluímos que a integração de ações das quatro categorias permitiu aos licenciandos rever seus saberes existenciais e construir saberes curriculares e disciplinares.