APROXIMANDO SABERES ACADÊMICOS DE SABERES ESCOLARES:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID / UERJ / SUBPROJETO BIOLOGIA
Palavras-chave:
Biologia, Iniciação à Docência, Ensino MédioResumo
A formação de professores no Brasil deve se importar não apenas com a capacitação curricular específica de cada área das licenciaturas, mas também em formar profissionais capazes de lidar com as diferentes realidades do sistema educacional. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) representa uma possibilidade de imersão dos licenciandos em escolas campo para realização de atividades que buscam aproximar os futuros professores de sua área de atuação. O presente trabalho relata a experiência dos estagiários do PIBID alocados no subprojeto de Biologia, edital 2/2020, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (campus Maracanã). A execução do projeto foi atravessada pela pandemia de Covid-19, impossibilitando a realização de atividades presenciais durante quase toda a duração do programa, devido às condições sanitárias de distanciamento social para conter a transmissão do vírus SARS-CoV-2.