EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE:

ASPECTOS DAS AÇÕES DO SUBPROJETO ARTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2020 A 2022

Autores

  • Aldo Victorio Filho
  • Isabel Almeida Carneiro
  • João Vitor Barroso da Silva

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ensino remoto, Educação, Pandemia

Resumo

O presente artigo apresenta e discute as principais ações do núcleo de Artes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), seus desdobramentos e repercussões. Frente aos desafios impostos pela pandemia global do novo coronavírus, desenvolvemos metodologias que dialogassem com os saberes, interesses, expectativas e condições dos estudantes das escolas parceiras. Atualizamos os referenciais teóricos, adequamos e criamos metodologias e ponderamos sobre os resultados das ações destacando a importância do projeto para a experiência nos e dos cotidianos escolares. Desse modo, o subprojeto reiterou o compromisso do PIBID com a promoção da vida e da produção escolar de modo a beneficiar a formação cidadã de todas as pessoas envolvidas em suas ações e atividades. Bem como, aproximar os princípios defendidos pela Universidade às instituições escolares e à sociedade como um todo em um período de crise.

Biografia do Autor

  • Aldo Victorio Filho

    Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

  • Isabel Almeida Carneiro

    Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

  • João Vitor Barroso da Silva

    Estudante do 5° período de Artes Visuais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

26-10-2022