FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino de Ciências e Biologia, Ensino Remoto, Residência PedagógicaResumo
Nesse artigo trata-se de atividades desenvolvidas no Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica CAPES/UERJ, em duas escolas no estado do Rio de Janeiro, de 2020 a 2022. Foram realizadas reuniões e seminários com residentes e professores. Os residentes realizaram atividades de regência, observação e produção de materiais didáticos, destacando-se: videoaulas, jogos didáticos, oficinas pedagógicas, atividades de experimentação, textos e exercícios, incorporando estratégias didático-pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia. Apontam-se contribuições para a formação de licenciandos e professores, como: valorização do trabalho coletivo; articulação entre escolas e universidade; práticas interdisciplinares; estratégias alternativas de ensino para o ensino remoto; importância para a permanência dos residentes nos cursos de licenciatura e discussões sobre as reformas curriculares na educação básica e superior. Ressalta-se a relevância do PRP na formação docente inicial e continuada.