CIRCULARIDADES DE CONHECIMENTOS E CULTURAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CARNAVAL NA ESCOLA
Palavras-chave:
Circularidades de conhecimentos, Culturas, Relato de experiência, Carnaval na escolaResumo
Compartilhar a reflexividade
proposta por uma experiência sobre a
abordagem do tema carnaval, a partir
de uma sequência didática, é o
objetivo deste relato. As atividades
ocorreram com uma turma de 4° ano
do Ensino Fundamental no Instituto de
Aplicação Fernando Rodrigues da
Silveira da Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (CAp-UERJ).
Metodologicamente utilizamos como
instrumento de registro das
atividades: a observação participante,
diário de campo e imagens
fotográficas. Teoricamente, em
diálogo com Lima (2005) e Da Matta
(2001), entendemos o Carnaval como
uma fonte mobilizadora de
conhecimentos que na escola pode
ser significado como dimensão do
currículo. À guisa de conclusão,
indicamos que a participação das
crianças nas atividades gerou um
conhecimento mais aprofundado e
contextualizado, contribuindo,
sobremaneira, para uma produção
curricular que ganhe novos sentidos
em uma construção política-
epistêmica sobre o mundo presente
dentro e fora da escola.