APRENDENDO COM A NATUREZA – AS PLANTAS E SUA IMPORTÂNCIA

Autores

  • Thamiris Henriques de Oliveira
  • Ana Maria Donato
  • Andréa Espinola de Siqueira, Elizabeth dos Santos Rios, Silvana Messere de Lacerda

Palavras-chave:

botânica, visitas guiadas, produção de material didático,

Resumo

Um dos maiores problemas enfrentados nas escolas é a falta de estímulo para estudar botânica. Considerando-se a importância da flora brasileira, este projeto visa apresentar de forma atrativa e interativa, o estudo desse ramo da biologia, associando-se as plantas a diversas situações do dia a dia. Uma das motivações consiste em se fazer visitas guiadas a diferentes ecossistemas do Rio de Janeiro, como o Parque Nacional da Tijuca. Outra atividade é a produção de material didático, como mini laminários. Para tal, os alunos devem ser capacitados para utilizarem corretamente microscópios ópticos. No Laboratório de Anatomia Vegetal da UERJ são confeccionadas lâminas histológicas semipermanentes e permanentes, a partir de amostras de órgãos vegetais previamente selecionados. Essas lâminas são organizadas em estojos específicos, constituindo um mini laminário. A análise morfológica das estruturas vegetais é o ponto de partida para análises mais aprofundadas que envolvem a microscopia. Com o auxílio dos estagiários e discentes, os alunos são estimulados a observar detalhadamente as estruturas botânicas, o que facilita a aprendizagem nessa área e os instiga a buscar informações relacionadas ao que foi observado, como por exemplo, descobrir as possíveis funções dos órgãos analisados. Procura-se, assim, estabelecer atividades práticas e métodos dinâmicos e interativos. A ideia é que quem aprende deve participar da construção do próprio conhecimento, quebrando o padrão onde os alunos são meros receptores de informações. Com esse tipo de abordagem, espera-se contribuir para a aprendizagem, estimulando o senso crítico dos estudantes, tornando-os cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade.

Arquivos adicionais

Publicado

20-03-2019