ENSINO DE LITERATURA EM PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS: CAMINHOS DO FABULAR E CONEXÕES ENTRE OUTRAS LINGUAGENS
Palavras-chave:
Literatura, pré-vestibulares comunitários, fabular e conexõesResumo
O projeto de iniciação à docência, “O ensino do texto literário e suas inter-relações com outras linguagens”, iniciado na Faculdade de Formação de Professores, da UERJ, em 2016, tem como objetivos gerais: ampliar as práticas de ensino do texto literário de alunos do ensino médio e alunos de pré-vestibulares sociais, estabelecendo conexões com outras linguagens artísticas; resgatar o ensino da literatura de forma mais prazerosa e significativa; aprimorar o senso estético dos alunos por meio dos letramentos críticos. Em 2018, as oficinas do nosso projeto foram realizadas em três pré-vestibulares comunitários: Saber par Mudar, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no pré-vestibular Educafro e na Rede Emancipa, todos localizados em São Gonçalo. Em trabalho anterior ao da aplicação das oficinas, reunimos em grupo de estudo com a coordenadora do projeto, discutimos os textos teóricos e elaboramos materiais didáticos. Formulamos estratégias de ensino a partir dos autores: Rildo Cosson, Antonio Candido, Ivanda Martins, Leyla-Perrone, Tzvetan Todorov, dentre outros pesquisadores que garantiram um direcionamento na abordagem da literatura e de suas conexões com outras linguagens. Em abril de 2018 apresentamos parte de nosso trabalho no IV Seminário : Educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professores, na FFP.
A última etapa das nossas atividades foi o vestibular da UERJ. Separamos as obras literárias selecionadas para montarmos novas oficinas. Lemos e discutimos O Livro de Sonetos, de Vinicius de Moraes. Apresentamos sequências básicas nos pré-vestibulares comunitários acima referenciados. Discutimos alguns dos sonetos com os alunos e, por fim, apresentamos um documentário acerca da vida e obra de Vinicius de Moraes. As outras obras apresentadas “O Alienista” de Machado de Assis e O seminarista de Rubem Fonseca também foram previamente estudadas e discutidas, antes de levarmos para o contexto da sala de aula.
O grupo de estudo nos fez aproximar mais das leituras acadêmicas e literárias, auxiliou a ter a disciplina necessária para estudar com qualidade. Outro grande benefício foi o de conhecer obras ainda não lidas/apresentadas, que fizeram aumentar a vontade por conhecimento teórico-metodológico, pois trouxe uma nova visão do ensino do texto literário, de forma a discutir e sempre repensar os conhecimentos existentes e conhecer outras possibilidades de trabalhar a literatura em sala de aula.