LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBPROJETO BIOLOGIA DA FFP/UERJ NA ESCOLA PARCEIRA C. E. MÁRIO TAMBORINDEGUY

Autores

  • Marcella Cristina Frazão da Silva, Sara Regina Magalhães Melo, Flávia Renata Silva Jorio Bianchini
  • Priscila Nogueira Matos, Tatiana Galieta

Palavras-chave:

LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO, SUBPROJETO BIOLOGIA, FFP/UERJ, ESCOLA C. E. MÁRIO TAMBORINDEGUY

Resumo

Apresentamos um levantamento das atividades realizadas por dez bolsistas de Iniciação a Docência (ID) no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Colégio Estadual Mário Tamborindeguy durante o ano letivo de 2017. A escola parceira deste projeto localiza-se no bairro de Tribobó, munícipio de São Gonçalo/RJ. As ações foram realizadas pelo subprojeto de Biologia da FFP/UERJ em oito turmas, sendo quatro de ensino fundamental II (EF) e quatro de ensino médio (EM), atendendo cerca de 100 alunos. As ações buscaram desenvolver competências, tais como: estimular o pensamento crítico em relação ao uso de transgênicos, propor mudanças nos hábitos alimentares reduzindo consumo de açúcares, abordar a importância da educação sexual tratando sobre gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis, incitar o planejamento de carreira e realização de vestibulares, além de promover a alfabetização científica buscando desmistificar a visão descontextualizada e elitista da ciência. As atividades desenvolvidas foram classificadas em: aulas teórico-expositivas com uso de datashow e vídeos (17); atividades lúdicas com paródias e jogos didáticos (16); atividades prático-experimentais realizadas no laboratório de ciências (15); materiais didáticos e midiáticos (cartazes, murais, maquetes e modelos) (10); e debates (3). Avaliamos que a parceria entre a escola e a universidade por meio do PIBID foi essencial para a diversificação das metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nos dois níveis de ensino, o que implicou em aumento do interesse dos estudantes, ao mesmo tempo em que promoveu a qualificação na formação dos futuros professores de Ciências e Biologia.

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Publicado

20-03-2019