O PROCESSO DE EDITORAÇÃO DA PENSARES EM REVISTA: PRÁTICAS QUE VIABILIZAM POSSÍVEIS FORMAÇÕES

Autores

  • Maria Betânia Almeida Pereira
  • Mariane Ferrari Macabu

Palavras-chave:

processo de editoração, Pensares em Revista, práticas que viabilizam possíveis formações

Resumo

O projeto de EIC “Pensares em Revista” envolve as práticas inerentes ao processo de publicação de um periódico. Integrada ao Portal de Publicações da UERJ, desde 2012, a revista passou, em 2014, a ser vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. No tocante à formação do bolsista de Estágio Interno Complementar, as atividades desenvolvidas ao longo de 2018 foram tanto as que dizem respeito às atividades rotineiras do processo de editoração, quanto às que contribuíram para a sua formação acadêmica, pessoal e profissional.

Como editora-assistente da Pensares em Revista, algumas funções exercidas pela bolsista podem ser assim especificadas: entrar no site da revista; cadastrar usuários; ver os artigos e redirecioná-los para os pareceristas; editar os textos e formatá-los de acordo com as regras de formatação da revista; editar o layout; agendar submissões; organizar o sumário; emitir certificados para todos os avaliadores do volume. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas pela bolsista acompanharam todo o processo de editoração da revista, especificamente, em 2018, em relação à publicação dos números 12 e 13, sendo responsável pela formatação que está apresentada nos mesmos, também auxiliando na correção de alguns problemas de digitação, revisão de formatação, revisão ortográfica de língua inglesa (abstract) e tradução de chamadas para o site da revista (português > inglês).

Além disso, orientou uma equipe de voluntários e uma bolsista do periódico eletrônico, repassando as funções solicitadas pela supervisora/orientadora, de forma a garantir um bom trabalho em equipe, o que passou segurança para aprender a atuar como líder. A bolsista aperfeiçoou suas habilidades, fazendo as oficinas de Open Journal Systems (OJS) e OJS 3.0 oferecidas pela PROPPI-UFF. Participou do evento I Latmetrics – Altmetria e ciência aberta na América Latina, também oferecida pela PROPPI-UFF e pela Lepidus Tecnologia, apresentando, juntamente com a outra bolsista e com a orientação da supervisora/orientadora, o trabalho intitulado “Pensares em Revista: impactos externos na disseminação do conhecimento em Letras”, na forma de pôster. Todos os trabalhos realizados pela bolsista foram de muita relevância para sua formação, ampliando assim o escopo de suas atividades enquanto editora assistente, além de permitir a abertura para outros campos de formação na área de Letras.

Publicado

20-03-2019