PIBID E OS DESAFIOS DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NAS LICENCIATURAS A DISTÂNCIA DA UERJ

Autores

  • Celly Cristina Alves do Nascimento Saba Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

Resumo

Nesse artigo será apresentada a inserção de alunos dos Cursos de Licenciatura a Distância - Pedagogia, Ciências Biológicas e Geografia - em subprojetos interdisciplinares de iniciação a docência (PIBID/CAPES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho foi iniciado em março de 2014 e envolve a atuação de 40 licenciandos e oito professores da rede pública dos municípios Nova Friburgo e Resende, que atuam como tutores nos referidos cursos; além de dois coordenadores, professores da universidade. Neste sentido, os desafios metodológicos e práticos de desenvolver um projeto interdisciplinar são relatados e tem como tema central a educação em ciências, meio ambiente e saúde. A utilização do suporte teórico-metodológico “a pesquisa nos/dos/com os cotidianos escolares“ possibilitou que as atividades desenvolvidas emergissem da vivência dos participantes em cada escola e seus resultados refletem as diferentes realidades, múltiplas e instigantes. A interação entre professores e estudantes das escolas públicas e da universidade se destacou como um dos pontos mais relevantes destas experiências formativas no PIBID.

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Publicado

13-11-2017

Edição

Seção

OS PROJETOS ESPECIAIS DA COPEI/SR1