APROXIMANDO SABERES ACADÊMICOS DE SABERES ESCOLARES:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID / UERJ / SUBPROJETO BIOLOGIA

  • Gabrielle Mattos de Almeida
  • Eduardo Pimentel Peres
  • Aline Câmara dos Santos
  • Pedro Macedo da Silveira
  • Jairo Ferreira Lopes de Farias
  • Rafael Vieira dos Santos
  • Catharine Ornelas da Fonte Costa
  • Cristhian Silva de Araujo Campos de Menezes
  • Cristina da Silva Gonçalves
  • Ana Carolina Stehlick Soares
  • Mariana Gomes Bricio
  • Thiago Henrique Souza dos Santos Gomes
  • Andréa Espinola de Siqueira
Palavras-chave: Biologia, Iniciação à Docência, Ensino Médio

Resumo

A formação de professores no Brasil deve se importar não apenas com a capacitação curricular específica de cada área das licenciaturas, mas também em formar profissionais capazes de lidar com as diferentes realidades do sistema educacional. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) representa uma possibilidade de imersão dos licenciandos em escolas campo para realização de atividades que buscam aproximar os futuros professores de sua área de atuação. O presente trabalho relata a experiência dos estagiários do PIBID alocados no subprojeto de Biologia, edital 2/2020, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (campus Maracanã). A execução do projeto foi atravessada pela pandemia de Covid-19, impossibilitando a realização de atividades presenciais durante quase toda a duração do programa, devido às condições sanitárias de distanciamento social para conter a transmissão do vírus SARS-CoV-2.

Publicado
2022-10-26