FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Caio Roberto Siqueira Lamego
  • Tatiana Nascimento Docile
  • Adalto de Oliveira Lima Neto
  • Bruna de Oliveira Teixeira
  • Eduardo Lima da Silva
  • Eloiza Teixeira Santiago
  • Franciane Castelhano Leal de Souza
  • Gabriel dos Santos Campos Calabrot
  • Gabriel Fragoso Navarro Garcia
  • João Paulo da Silva Rocha
  • Julia do Espírito Santo de Oliveira
  • Larissa Coutinho Quintanilha Góes
  • Larissa da Silva Santos de Azevedo
  • Louise Francisco
  • Lucas da Rocha Peixoto
  • Patrícia Julia de Almeida Silva
  • Rafaella Costa de Andrade
  • Raquel Felício de Souza
  • Rejane Souza de Abreu
  • Simone da Silva Santana Baptista
  • Thays Braga Almeida
  • Tiely Cristina Rodrigues da Silva
  • Shely Cristina Rocha de Melo
  • Suane Maria Alexandre Jaccoud
  • Vitória Cremades Gomes

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino de Ciências e Biologia, Ensino Remoto, Residência Pedagógica

Resumo

Nesse artigo trata-se de atividades desenvolvidas no Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica CAPES/UERJ, em duas escolas no estado do Rio de Janeiro, de 2020 a 2022. Foram realizadas reuniões e seminários com residentes e professores. Os residentes realizaram atividades de regência, observação e produção de materiais didáticos, destacando-se: videoaulas, jogos didáticos, oficinas pedagógicas, atividades de experimentação, textos e exercícios, incorporando estratégias didático-pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia. Apontam-se contribuições para a formação de licenciandos e professores, como: valorização do trabalho coletivo; articulação entre escolas e universidade; práticas interdisciplinares; estratégias alternativas de ensino para o ensino remoto; importância para a permanência dos residentes nos cursos de licenciatura e discussões sobre as reformas curriculares na educação básica e superior. Ressalta-se a relevância do PRP na formação docente inicial e continuada.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

  • Caio Roberto Siqueira Lamego

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde – Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz.
    Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade pela UERJ. Docente da Secretaria de Estado de
    Educação – SEEDUC-RJ e do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert – ISEPAM-FAETEC

  • Tatiana Nascimento Docile

    Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

  • Adalto de Oliveira Lima Neto

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Bruna de Oliveira Teixeira

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Eduardo Lima da Silva

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Eloiza Teixeira Santiago

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Franciane Castelhano Leal de Souza

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Gabriel dos Santos Campos Calabrot

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Gabriel Fragoso Navarro Garcia

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • João Paulo da Silva Rocha

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Julia do Espírito Santo de Oliveira

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Larissa Coutinho Quintanilha Góes

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Larissa da Silva Santos de Azevedo

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Louise Francisco

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Lucas da Rocha Peixoto

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Patrícia Julia de Almeida Silva

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Rafaella Costa de Andrade

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Raquel Felício de Souza

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Rejane Souza de Abreu

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Simone da Silva Santana Baptista

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Thays Braga Almeida

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Tiely Cristina Rodrigues da Silva

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Shely Cristina Rocha de Melo

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Suane Maria Alexandre Jaccoud

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

  • Vitória Cremades Gomes

    Estudante de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ.

Downloads

Publicado

22-09-2022