PROPOSTAS INCLUSIVAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂCIA DA UERJ, MODALIDADE EAD: UM CASO DE DEFICIÊNCIA VISUAL – BAIXA VISÃO
Palavras-chave:
Educação inclusiva. Deficiência visual. Ensino superior a distância.Resumo
Políticas de inclusão educacional/acadêmica representam desafios para governos, instituições de ensino, profissionais da área de educação e da própria educação especial com perspectiva inclusiva. Apesar de anos de pesquisas e debates em diferentes instâncias, dificuldades ainda são enfrentadas quando estudantes com deficiência são incluídos, principalmente os dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e ensino superior – presencial e a distância. Quando o discente incluído tem uma deficiência sensorial – surdez, cegueira, baixa visão ou surdocegueira – a complexidade ao se propor adequações curriculares torna-se mais evidente. Pensando em tais questões, este artigo traz um recorte de uma pesquisa realizada em contexto acadêmico de inclusão no ensino superior, modalidade a distância. A pesquisa concretizou-se a partir de conversas e relatos cotidianos de uma pessoa com baixa visão. Propostas de tecnologias assistivas (TA) são apresentadas a partir do conhecimento das práticas acadêmicas e dos desafios enfrentados pela informante da pesquisa.