A METÁFORA: DIFERENÇAS LINGUÍSTICAS DE JOVENS E ADULTOS SURDOS QUE INTERFEREM EM SUA INTERPRETAÇÃO

Autores

  • Jessica Ferreira de Carvalho
  • Mariana Gonçalves Ferreira de Castro
  • Valeria de Oliveira Silva

Palavras-chave:

metáfora, língua portuguesa, libras, interpretação

Resumo

O “Curso de Língua Portuguesa para Surdos como Segunda Língua - Nível 2” vinculado ao Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão (UERJ), tem por objetivo desenvolver a Língua Portuguesa nas modalidades de leitura e escrita para jovens e adultos surdos, estudantes de ensino médio e superior, como segunda língua (L2). Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, trazemos como recorte o uso de metáforas em contextos diversificados, a partir das práticas pedagógicas adaptadas, levando os estudantes surdos a contextualizar, compreender a semântica e a interpretação de metáforas presentes em diferentes gêneros textuais.

Downloads

Publicado

14-05-2018

Edição

Seção

INCLUSÃO