ABORDAGEM DO TEMA ALIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Valdicélia de Oliveira Chaves
  • Aline de Sousa dos Santos

Palavras-chave:

Educação nutricional. Escola. Material didático.

Resumo

O livro didático é uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, destacando seu potencial para a educação nutricional e promoção da saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar a abordagem do tema alimentação em cinco livros didáticos de Biologia do 1º ano do Ensino Médio. Foram analisados o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais nos livros LD1 – Lopes & Rosso; LD2 – Linhares & Gewandsnajder; LD3 – César, Sezar & Caldini; LD4 – Bizzo; LD5 – Pezzi, Gowdak & Mattos. No desempenho geral, LD1, LD2 e LD4 receberam conceito excelente. LD3 e LD5 receberam conceito bom. LD3, LD4 e LD5 apresentaram carência do conteúdo sobre vitaminas, entretanto, LD4 foi o único que apresentou atividades práticas. Em suma, o tema alimentação foi abordado de forma eficaz nos cincos livros didáticos, porém em alguns exemplares identificou-se a ausência de alguns conteúdos, ratificando a importância dos livros didáticos passarem por frequentes avaliações.

Downloads

Publicado

14-05-2018

Edição

Seção

EXPLORANDO LIVROS DIDÁTICOS