O PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID
Palavras-chave:
PIBID, Pandemia, Educação EspecialResumo
O presente artigo abordou sobre o contexto educacional durante o período de pandemia, bem como o trabalho realizado com os alunos atendidos pela sala de recursos da Escola Municipal Maximiano Ribeiro da Silva – CIEP 071 da rede pública do município de Nova Iguaçu, em meio ao cenário da pandemia da COVID-19, discutindo o processo de educação em situação de isolamento social. Nesse cenário buscou-se aqui compreender como ocorreu o processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiências através do ensino remoto. Iniciamos em 2020 uma parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) através do CAPES, o objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O PIBID é desenvolvido na E.M Municipal Maximiano Ribeiro Silva – CIEP 071 nossa pesquisa acontece principalmente na sala de recursos multifuncionais, com os alunos com deficiência atendidos pelo AEE na observação e acompanhamento dos mesmos alunos nas salas regulares onde estão incluídos. Temos um total de 37 alunos com deficiências diversas e nos dividimos entre 4 professores que atuam nesse atendimento, sendo três AEE e uma especialista sistema Braille Contamos com 8 bolsistas do PIBID que devido à pandemia, acompanham o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas (de forma assíncrona) pelas postagens que realizamos através do grupo no Facebook oficial do CIEP. Semanalmente ocorrem reuniões às quintas-feiras na plataforma do Google Meet com duração em média de 2 horas. Onde se reúnem a nossa coordenadora do PIBID, professora Edicléa Mascarenhas e os alunos bolsistas para estudos, debates e troca de conhecimentos. Ancoramos nossa pesquisa nos livros, artigos e reflexões dos autores: Emília Ferreiro, Edicléa Mascarenhas, Rosita Edler Carvalho, Vera Lucia Messias Fialho Capellini e Edgar Morin.