LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO:
DESAFIOS, MEDOS E PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES - BOLSISTAS PIBID-UERJ/FEBF
Palavras-chave:
Creche, Formação do Leitor, DocênciaResumo
Com o objetivo de explicitar experiências formativas construídas no Programa Institucional de Bolsas de Inicialização à Docência (Pibid), no subprojeto alfabetização, coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Assumimos o desafio de pensar propostas pedagógicas para formação do leitor na creche. As creches eram instituições destinadas às crianças das classes operárias, para amparo e guarda. Diante das questões das estudantes-bolsistas nos encontros síncronos e assíncronos, reorganizamos as ações formativas do programa, incorporando as proposições de Freire (2002, 2008), destacando que a leitura de mundo antecede a leitura da palavra. O subprojeto é coordenador por três professoras da universidade, e conta com a participação de 16 estudantes-bolsistas e 4 professoras da educação básica. Paulatinamente, as bolsistas foram incorporando a concepção de criança cidadã e co-construtora de cultura e perceberam que mesmo na creche é possível criar práticas para formar leitores.