CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DA MATEMÁTICA DA FFP

  • Marcele Câmara de Souza
  • Ana Claudia Corrêa Leal Gardengui
  • Francisco Bernardo de Oliveira Cardoso
  • Gabriel Pereira da Costa
  • Giovana Castro da Silva
  • Julia Herdy Lopes Dias
  • Karine de Andrade Macedo
  • Laura Ferreira do Nascimento
  • Maria Eduarda Pereira Nunes
  • Samuel Escorcio Duarte de Carvalho
  • Valéria Pena de Oliveira
  • Victoria de Carvalho Pereira
Palavras-chave: Ensino Híbrido, Ensino de Matemática, Docência, Metodologias Ativas

Resumo

O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Edital Capes 2/2020, do subprojeto do núcleo de Matemática da FFP/UERJ, no período de novembro de 2020 a abril de 2022, desenvolvidas na Escola-Campo Colégio Estadual Nilo Peçanha, localizado no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Com início do projeto em 2020, as atividades planejadas e executadas para atender e acompanhar o momento atípico mundial precisou contar com o recurso da flexibilidade. Há muito tempo se sabe sobre a necessidade de inovação nas práticas de ensino. Muito se fala sobre metodologias ativas e práticas inovadoras, mas o período de pandemia chegou e acelerou esse processo, o ano de 2020 serviu para inserir práticas novas quase que como um ato de sobrevivência. E mesmo as pessoas mais resistentes à inovação precisaram aprender novas formas de se comunicar, de trabalhar, de dar continuidade às suas relações pessoais e profissionais. Neste cenário, o Pibid iniciou promovendo a união de duas partes interessadas com muita troca a fazer. Por um lado, os discentes do Curso de Licenciatura em Matemática da FFP/UERJ, motivados por conhecimento e experiências na prática de ensino, do outro lado, alunos das séries finais do Ensino Médio do Colégio Estadual Nilo Peçanha, interessados em concluir seus estudos na educação básica e com muita perspectiva de ingressar no Ensino Superior. Com o objetivo de dar continuidade às aulas, as atividades propostas aos discentes foram voltadas ao ensino remoto no ano de 2020, passando ao ensino híbrido em 2021 e finalmente em 2022, ao ensino presencial.

Publicado
2022-11-06