APRENDENDO E ENSINANDO EM ESCOLAS PERIFÉRICAS NOS MUNICÍPIOS DE SÃO GONÇALO E ITABORAÍ/RJ.
Palavras-chave:
ensino de geografia, formação docente, periferias urbanasResumo
Este trabalho constitui uma escrita coletiva envolvendo os professores coordenadores do Núcleo de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, da UERJ, especificamente da Faculdade de Formação de Professores, localizada no município de São Gonçalo/RJ. Esta artigo se propõe a apresentar uma síntese das ações que foram desenvolvidas ao longo dos dezoito meses de trabalho do núcleo, que foi iniciado em novembro de 2020 e finalizado em abril de 2022, isto é, sendo realizado pela esta equipe durante este contexto de crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus. Em linhas gerais fazemos aqui um percurso inicial sobre nossa proposta como subprojeto de Geografia do PIBID UERJ, os espaços de formação, planejamento das ações e seus desdobramentos durante o transcorrer deste período. Por fim, apontamos algumas reflexões sobre o programa que podem ser relevantes para a consolidação do PIBID como política pública.