APRENDENDO E ENSINANDO EM ESCOLAS PERIFÉRICAS NOS MUNICÍPIOS DE SÃO GONÇALO E ITABORAÍ/RJ.

  • Mário Pires Simão
  • João Marçal Bodê de Moares
  • Dayane do Couto Archanjo Marques Matias
  • Fabricia Costa Corrêa
  • Beatriz Henrichs Pereira
  • Sylvio Ribeiro Pinel
  • Jonathan Oliveira Bastos
  • Gabriela Cantuária Nobre Andrade
  • Igor Rodrigues Rêgo Sankuevitz Cruz
  • Joyce Baldan da Silva Moraes
  • Esther Aparecida Montezi da Costa
  • Felipe Vitor Vidal Neri
  • Carollayne Gonçalves de Paiva
  • Leticia Cruz Coelho
  • Marcella de Souza Machado
  • Matheus Silva Rosa
  • Yan Ulrich de Souza Bahia
  • Luiz Eduardo de Oliveira Cardoso
  • Millena Oliveira
  • Hugo dos Santos Pinto de Matos
  • Sarah de Souza Corrêa Machado
  • Lyvia Lopes Marques da Silva
  • Jully Rackel Souza de Freitas Mistura
  • Filipe Nelson de Oliveira Brum
  • Ana Carolina dos Santos Cabral
Palavras-chave: ensino de geografia, formação docente, periferias urbanas

Resumo

Este trabalho constitui uma escrita coletiva envolvendo os professores coordenadores do Núcleo de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, da UERJ, especificamente da Faculdade de Formação de Professores, localizada no município de São Gonçalo/RJ. Esta artigo se propõe a apresentar uma síntese das ações que foram desenvolvidas ao longo dos dezoito meses de trabalho do núcleo, que foi iniciado em novembro de 2020 e finalizado em abril de 2022, isto é, sendo realizado pela esta equipe durante este contexto de crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus. Em linhas gerais fazemos aqui um percurso inicial sobre nossa proposta como subprojeto de Geografia do PIBID UERJ, os espaços de formação, planejamento das ações e seus desdobramentos durante o transcorrer deste período. Por fim, apontamos algumas reflexões sobre o programa que podem ser relevantes para a consolidação do PIBID como política pública.

Publicado
2022-11-06