UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID:

A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INVENTIVA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

  • Catarine Canellas Gondim Leitão
  • Robson Costa de Castro
  • Isabela Felix Elizio Vieira
  • Moisés Medrado Ribeiro
  • Cauê da Rocha Gomes
Palavras-chave: Formação de Professores, Pandemia, Relato de experiência

Resumo

Frente à pandemia da COVID-19, instituições de ensino presencial necessitaram adequar suas atividades pedagógicas ao ensino remoto. Por esse motivo, esse trabalho relata a experiência da equipe do subprojeto de Física do PIBID - UERJ com a formação de professores em tempos de distanciamento social. Devido à necessidade de adaptação ao ensino mediado por tecnologias foram desenvolvidas atividades baseadas no conceito de formação inventiva que oportunizou aos licenciandos a autonomia necessária para repensar a prática docente buscando alternativas para superar os obstáculos gerados pelo cenário pandêmico. Foram desenvolvidas atividades relacionadas com a formação pessoal, cidadã e profissional do licenciando de acordo com os objetivos do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Física da UERJ e do edital PIBID 02/2020. O viés que conectou a Física às outras áreas de conhecimento estava relacionado à utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), à Política Nacional de Educação Ambiental e à BNCC. Todas as atividades desenvolvidas no subprojeto de Física contribuíram para a articulação entre a teoria e a prática, estimulando no licenciando a aplicação de metodologias dinâmicas no processo ensino-aprendizagem e a cultura da iniciação científica como instrumento de desenvolvimento discente.

Publicado
2022-11-06