O INCENTIVO AO ATENDIMENTO LONGITUDINAL DO PACIENTE PEDIÁTRICO PELA LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UERJ

Autores

  • Andressa Cristina da Silva de Almeida
  • Bruna Nobre da Silva Ramos
  • Caroline Del Carmen da Costa Diaz
  • Isadora Poyes da Fonseca
  • Luciany de Azeredo do Amaral Souza

Palavras-chave:

longitudinalidade; ligas acadêmicas; pediatria

Resumo

As ligas acadêmicas são constituídas por um tripé: ensino, extensão e pesquisa. A linha de ensino da maioria das ligas segue a lógica de aulas, simpósios e cursos. Todas essas atividades são válidas, porém reproduzem o modelo vivenciado pelos alunos durante a formação. Nos cursos de Medicina, por exemplo, as aulas são em horários integrais resultando em uma carga horária semanal bem densa. A Liga de pediatria da UERJ, LIPED, desenvolveu o projeto "De mãos dadas", visando alterar esse modelo de ensino apenas teórico. Os ligantes têm acesso à enfermaria de pediatria do HUPE, estabelecem a primeira experiência prática com pacientes pediátricos internados, elaboram casos clínicos, apresentados em forma de roda de conversa orientada pela pediatria e psicologia, com participação ativa dos demais estudantes. Por fim, o objetivo principal do projeto é alcançado através do acompanhamento desses pacientes.

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Publicado

14-05-2018

Edição

Seção

AS PRÁTICAS DOS BOLSISTAS NA GRADUAÇÃO