Edição Especial - Residência Pedagógica da UERJ

  • Alan Freitas Machado
Palavras-chave: Editorial, Residência Pedagógica, UERJ

Resumo

A Residência Pedagógica é um projeto de formação em docência subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Ministério da Educação (MEC) junto às universidades com o intuito de capacitar acadêmicas e acadêmicos na profissão docente e na realização de práticas pedagógicas que estreitam o vínculo entre a escola e o futuro profissional.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ insere-se nesse contexto de autonomia na formação inicial docente em seus cursos de licenciatura, cooperando com escolas públicas em ensino, extensão e pesquisas educacionais que acompanham as escolas em atividades de ambientação, intervenções pedagógicas, realização de projetos, ensino, regência, gestão, planejamento e de discussão de questões curriculares.

 

Os textos que se seguem perfazem críticas, historicidades, comparações entre intervalos e contextos formativos docentes, como também relatos de experiências vividos em alguns subprogramas da Residência Pedagógica do projeto RP/UERJ2020.

 

Enfatizamos a valoração dos trabalhos acadêmicos e, sobretudo, o exercício docente trazido à pauta nesta Revista que empresta voz e vez aos contextos da Residência Pedagógica.

 

Boa leitura!

Publicado
2022-09-27