O SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERJ (2020-2022)
Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Sociologia, UERJ, Desafios do remoto, Retorno presencialResumo
O presente artigo discorre sobre ações desenvolvidas no subprojeto de Sociologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre novembro de 2020 e abril de 2022. Nossa proposta traz reflexões sobre questões centrais para o/a futuro/a professor/a de Sociologia, tais como a transposição da teoria acadêmica para a práxis escolar, a necessidade de se aproximar de práticas pedagógicas pertinentes à disciplina, a importância do estudo constante para o aprimoramento profissional, inclusive o interesse pela pesquisa, e o conhecimento de diversos aspectos relacionados ao cotidiano escolar. São perspectivas amplamente trabalhadas pela Residência Pedagógica e que apareceram nas experiências vivenciadas nas equipes das duas escolas-campo: o Colégio Estadual Professor Ernesto Faria (situado na Mangueira) e o Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (localizado na Praça da Bandeira). A análise inclui, ainda, os desafios do ensino remoto pelos quais passamos por mais de dois módulos ao participar da Residência Pedagógica em contexto de pandemia provocado pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, tendo vivido experiências presenciais somente nos últimos três meses do programa.