Práticas com sequências didáticas em sala de aula: Um caminho para o ensino de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Sequência didática, Ensino, Língua PortuguesaResumo
O objetivo central deste artigo é apresentar atividades de ensino realizadas pela equipe de Língua Portuguesa do Subprojeto de Residência Pedagógica, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), em escolas estaduais do município de São Gonçalo, no período de novembro de 2001 a abril de 2022. As práticas docentes, associadas à leitura, escrita e literatura, foram embasadas na concepção enunciativo-discursiva de linguagem defendida por Mikhail Bakhtin (2006), em que os gêneros textuais são considerados formas de interação, relativamente estabilizadas, mediadoras e constitutivas das relações sociais. Assumir, na sala de aula, essa perspectiva de língua implica conceber o texto como unidade de ensino e os gêneros como objetos de estudo. Para ilustrar as ações desenvolvidas no âmbito do Subprojeto de RP-Letras-FFP, são apresentados, de maneira sucinta, artigos, que foram divulgados no I Seminário Institucional Conjunto Pibid-RP Uerj, em 29, 29 e 30 de março de 2022. Na elaboração das produções mencionadas, recebeu destaque o planejamento de sequências didáticas, inspiradas no modelo proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O trabalho aponta para a validade dessa metodologia da sequência didática e sua relevância como ferramenta flexível e adaptável que favorece o avanço do aprendizado dos alunos na Educação Básica, já que faculta a exploração de conteúdos contextualizados e desenvolvimento de práticas leitoras criativas, voltadas para a análise crítica da realidade sociocultural.