A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DAS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica (PRP), Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação docente, Práticas pedagógicasResumo
O presente trabalho se trata de um relato de experiência vivenciada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto Alfabetização, no período compreendido entre os anos de 2020 e 2022. Tal experiência se deu na orientação de estudantes do Curso de Pedagogia que participaram do Programa, realizando a iniciação à docência, e de professoras preceptoras, em escolas e turmas de alfabetização na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aqui, nos propomos a realizar uma análise sobre as experiências e as aprendizagens construídas/desenvolvidas pelas participantes do Subprojeto. O referencial teórico compreende estudos de autores do campo da formação docente e da alfabetização, em busca do diálogo com as experiências aqui relatadas. A metodologia parte do procedimento de coleta de informações nos relatórios produzidos semestralmente pelas residentes-discentes e anotações no diário de campo dos professores orientadores, a partir dos diálogos estabelecidos no grupo de estudos, nas reuniões com as professoras preceptoras e na interação entre os integrantes. As principais conclusões apontam a necessidade de uma formação, tanto inicial quanto continuada, que compreenda as especificidades da EJA, as características dos sujeitos atendidos e a realidade das escolas.