CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O ENTRELAÇAMENTO ENTRE UNIVERSIDADES E ESCOLAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FFP-UERJ

  • Priscila Cardoso Petito Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Alvaro Domingues Soares
  • Ighor Opiliar Mendes Rimes
  • Verônica Pereira Moreira
  • Bheatriz Azeredo da Silva Santos
  • Calvin Maurricie de Carvalho Silva
  • Camille Braga Nader da Silva
  • Carlos Alberto dos Santos
  • Daniel de Mattos Kling
  • Ewerton Leitão Lopes
  • Felipe da Silva Barros
  • Fellipe Marques Gomes da Silva
  • Fernanda Formigoni Fiuza
  • Gabriela da Silva Gonçalves
  • Jan Martins Teixeira
  • João Batista de Sousa Filho
  • Julia Ximenes Calfa Mariano
  • Juliana Couto Melo
  • Keylla de Souza Silva
  • Kissia Anne Matos Máximo
  • Luan Claudio Alves de Souza Corrêa
  • Lucas Augusto Patrocinio Patrocinio
  • Maria Clara Pinheiro de Souza
  • Maria Luisa Queiroz Maroneze
  • Millena Ribeiro Fontinha
  • Mylena Ribeiro Soares
  • Paulo Victor Moura Gaio Lyra
  • Rodrigo Gomes Estupinham
  • Yann Melo Eduardo Fonseca
  • Yasmin de Oliveira Vieira
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Ensino de matemática, Ensino emergencial remoto

Resumo

O objetivo deste texto é compartilhar a experiência do projeto de Residência Pedagógica (RP) da CAPES de licenciandos em matemática da Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ) no subprojeto de Matemática do Edital no 01/2020. Inicialmente planejado para acontecer presencialmente, o projeto foi reorganizado com a chegada da pandemia de Covid-19 para que fosse possível seu desenvolvimento remotamente. Encontramos escolas tentando se organizar de diversas formas a partir de cada realidade e professores dispostos a manter o vínculo com os estudantes a qualquer custo. Passamos por um período com parte dos encontros sendo presenciais até chegarmos a 2022 com o formato presencial habitual. Agora os desafios eram principalmente relativos aos problemas com a proficiência em matemática. Sendo assim, apresentamos as estratégias desenvolvidas nas três escolas parceiras na perspectiva de promover o entrelaçamento entre universidade-escolas, trazendo a profissão para dentro da instituição de formação de professores.

Publicado
2022-09-13