CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O ENTRELAÇAMENTO ENTRE UNIVERSIDADES E ESCOLAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FFP-UERJ
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino de matemática, Ensino emergencial remotoResumo
O objetivo deste texto é compartilhar a experiência do projeto de Residência Pedagógica (RP) da CAPES de licenciandos em matemática da Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ) no subprojeto de Matemática do Edital no 01/2020. Inicialmente planejado para acontecer presencialmente, o projeto foi reorganizado com a chegada da pandemia de Covid-19 para que fosse possível seu desenvolvimento remotamente. Encontramos escolas tentando se organizar de diversas formas a partir de cada realidade e professores dispostos a manter o vínculo com os estudantes a qualquer custo. Passamos por um período com parte dos encontros sendo presenciais até chegarmos a 2022 com o formato presencial habitual. Agora os desafios eram principalmente relativos aos problemas com a proficiência em matemática. Sendo assim, apresentamos as estratégias desenvolvidas nas três escolas parceiras na perspectiva de promover o entrelaçamento entre universidade-escolas, trazendo a profissão para dentro da instituição de formação de professores.