EXPERIÊNCIAS COMO MONITORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVOS OLHARES E NOVAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Nayara de Oliveira Nunes
  • Heloisa Josiele Santos Carreiro

Palavras-chave:

Experiências, Monitora, educação infantil, Novos olhares, novas concepções, Formação Docente

Resumo

O trabalho de monitoria de
Educação Infantil I consiste no
planejamento e
acompanhamento das aulas da
disciplina com a professora, na
produção de materiais para
apresentação ou realização de
atividades com a turma, na
sustentação de um diálogo com
os estudantes para auxiliá-los
nas atividades ou em dúvidas
com a disciplina. Tem os
objetivos de contribuir com o
trabalho docente nas turmas de
Educação Infantil I;
compreender o movimento
teoria-prática presente no
trabalho docente e as relações
entre docência e discência, e;
contribuir para o
aprofundamento dos estudos no
campo de conhecimento no qual
a disciplina está vinculada. A
metodologia utilizada se pauta
em aulas expositivas, na
dinamização de oficinas na
Universidade e na produção de
um caderno de campo. Na
disciplina dialogamos com
autores como Molisani e Nhary
(2018) e Qvortrup (2011). E
obtivemos ótimos resultados
como apresentações de artigos
em congressos e seminários.

Downloads

Publicado

25-07-2022

Edição

Seção

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS