PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO: APONTAMENTOS INICIAIS DE UMA PESQUISA

Autores

  • Karine Corrêa Nunes
  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais

Palavras-chave:

Projeto, escola sem partido, apontamentos iniciais, uma pesquisa

Resumo

Este trabalho se debruçou sobre
as possíveis implicações do
Projeto de lei “Escola sem
Partido” (ESP) para a educação
brasileira. Um de seus objetivos
centrais foi investigar se os
educadores deixaram de abordar
temas em sala de aula em função
do medo de denúncias ou de
repressões motivadas por
iniciativas da ESP. Foi feito uma
pesquisa a partir de
levantamento de dados
coletados em um questionário
online, utilizando a plataforma do
Google Forms, que recebeu 170
respostas. Também foram feitas
entrevistas com professores/as a
fim de investigar as implicações
da onda conservadora nas
práticas docentes de
educadores/as de diferentes
níveis de ensino. Tivemos como
principais interlocutores para a
análise dos dados Gaudêncio
Frigotto e Fernando Penna. A
pesquisa permitiu refletir sobre
os perigos da disseminação do
Projeto de lei “ESP”, bem como
analisar a chamada onda
conservadora no campo da
educação a partir da análise dos
dados preliminares da
investigação.

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Publicado

25-07-2022

Edição

Seção

DESTAQUES