ESTÁGIO INTERNO COMPLEMENTAR COMO FACILITADOR ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBULATÓRIO DE ANTICOAGULAÇÃO/TAP (PPC_UERJ)

Autores

  • Letícia Figueiredo Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Lívia Figueiredo Pequeno

Palavras-chave:

Serviço social, Estágio Supervisionado, Educação em saúde

Resumo

O presente artigo visa compartilhar as experiências do Projeto “Educação em saúde e acompanhamento social no Grupo TAP: uma proposta de intervenção profissional no ambulatório de Cardiologia da Policlínica Piquet Carneiro/UERJ”, que tem como objetivo desenvolver ações socioeducativas com os usuários do ambulatório de Anticoagulação/TAP, contribuindo para a promoção e prevenção da saúde e seus agravos, além de realizar acompanhamento social dos mesmos. Sendo assim, tomando como referência o Projeto de Reforma Sanitária, visa orientar os usuários e socializar informações sobre o acesso e garantia de direitos sociais para o fortalecimento e ampliação do exercício da cidadania, fomentando a participação dos mesmo no controle social das políticas públicas. Além disso, o projeto promove a inserção do bolsista nas ações de intervenção profissional realizadas pelo serviço Social com os usuários do ambulatório da Cardiologia e suas famílias, desenvolvendo ações de ensino que oportunizam a vivência do cotidiano profissional, favorecendo um conhecimento maior acerca dos instrumentos e técnicas do Serviço Social, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidade de sistematização da prática. As ações de ensino também têm permitido uma capacitação voltada a questão do atendimento social, proporcionando um olhar diferenciado e escuta profissional atenta as demandas relatadas pelos usuários e aquelas implícitas, observadas pelo profissional; além de enriquecer o conhecimento a respeito das diferentes políticas e programas sociais disponíveis.

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Publicado

25-07-2022

Edição

Seção

AS PRÁTICAS DOS BOLSISTAS NA GRADUAÇÃO