FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES E UM PROJETO DE ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Autores

  • Isabel C. R. Moraes Bezerra
  • Monike Ribeiro dos Santos
  • Mayra Machado Valente
  • Juliana de Carvalho Barreto

Resumo

O projeto de Iniciação à Docência, “Ensino de Inglês para crianças: Formando professores reflexivos” foi criado a partir da falta de uma disciplina na graduação que orientasse os alunos quanto ao ensino de Língua Inglesa para os pequenos aprendizes das séries do Ensino Fundamental I.Um dos objetivos do projeto é a co-construção, entre a professora-orientadora e os bolsistas, de uma abordagem metodológica para o ensino de Língua Inglesa para os alunos desse nível escolar, que leve em consideração o contexto social dos participantes das aulas. Nosso trabalho é guiado pela Prática Exploratória, priorizando a reflexão e o entendimento das questões que surgem em sala de aula. O projeto tem também, como base teórica para o planejamento das aulas e atividades, a teoria sócio-histórico-cultural vygotskiana, as considerações de Rocha (2007, 2009), Szundy (2009), Ramirez-Romero (2016), Moraes Bezerra (2018), Miller et al (no prelo) sobre o ensino de estrangeira para crianças nas séries iniciais e o letramento crítico, dentre outras. Algumas das atividades desenvolvidas no projeto são o desenvolvimento dos planos de aula e os encontros semanais para discutir os textos teóricos. As aulas do projeto já aconteceram nas séries iniciais no Ensino Fundamental em uma escola municipal de São Gonçalo. Além da bolsista, havia mais quatro voluntários que se dividiam entre as quatro turmas para ensinar língua inglesa, sempre com a presença da professora regente para dar um auxílio. O projeto também tem o apoio de uma bolsista de estágio interno complementar que colabora na organização e catalogação das atividades. Atualmente, o projeto está em busca de outro espaço de atuação. Para isso já foi realizada a revisão do sub-projeto de implementação do projeto de ID a ser levado para uma nova escola. No momento, os planos de aula e unidade temáticas que compõem o projeto estão sendo complementados para incluí-los ao sub-projeto a ser submetido à apreciação da direção e da supervisora escolar. Esta apresentação será uma reflexão da experiência das bolsistas nesse projeto de ID, e também contará com a apresentação do planejamento e atividades realizadas pelos alunos do projeto durante o período em que as aulas foram ministradas. Além disso, as licenciandas falarão sobre a importância e as contribuições desse trabalho para a prática docente e vida acadêmica, visto que a experiência vivida nesse projeto culminou com a pesquisa que resultou em monografias de conclusão de graduação de algumas licenciandas que participaram do projeto.

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2019