PROJETO: POR UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA: PENSANDO CULTURAS NÃO OCIDENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Danielle Bastos Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcos Borges dos Santos Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O projeto “Educação Descolonizadora: pensando culturas não ocidentais”, consiste em um programa produzido no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e Centro de Educação e Humanidades (CEH). A intenção é estender a inserção da pesquisa sobre currículo e ensino sobre culturas não ocidentais para o primeiro segmento do Ensino Fundamental. O projeto problematiza os objetivos traçados pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que incorporam a obrigatoriedade do ensino sobre culturas africanas e ameríndias na educação básica. Como base de matriz teórico é utilizado a literatura dos autores pós-coloniais[1] (APPADURAI, 2013; BHABHA, 1994; BEN JELLOUN, 2011) e pós-estrutural do campo do currículo, com destaque para inserção dos autores ameríndios, africanos, palestinos, indianos, curdos da Antropologia. Como metodologia, o projeto compreende duas bases -- pesquisas quantitativas (baseadas em recenseamentos, coleta e análise de dados recentes sobre culturas não ocidentais) e qualitativa, partindo do estudo de caso no CAp-UERJ, voltado para produção de material didático e ensino. Pensamos, assim, numa proposta articulada trazendo o conhecimento das culturas ditas não ocidentais para o desenvolvimento da compreensão leitora, competência textual e raciocínio lógico-matemático (BASTOS LOPES, 2017)[2], expandindo, portanto, o ensino sobre culturas não ocidentais para além das disciplinas de História e Geografia.

 

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Publicado

29-08-2019