RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Carla C. Marçal Guthierrez
  • Beatriz Almeida Quintanilha

Palavras-chave:

Recursos Pedagógicos Inclusiusivos, Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva

Resumo

Neste trabalho apresentamos as atividades desenvolvidas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAP UERJ, através do projeto “Recursos de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada na perspectiva da Educação Inclusiva”. Temos como objetivo a produção e implementação de recursos de TA e CAA para uso na educação de alunos com necessidades educacionais especiais. A bolsista atua em sala de aula três vezes na semana juntamente com professoras do Atendimento Educacional Especializado e/ou de Núcleo Comum e, a partir de observações, produz materiais que facilitem a aprendizagem do estudante com deficiência e/ou transtornos. Esses produtos são pensados numa perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem – DUA, onde todos os alunos com e sem necessidades educacionais especiais podem utilizar. Assim, os produtos são utilizados por todos os alunos da turma. Quando finalizados, a bolsista deve aplicá-los em sala de aula regular e/ou na sala de recursos, observando a aceitação do aluno e a efetividade do produto. Esse trabalho tem contribuído significativamente na aprendizagem desses estudantes, como também na produção acadêmica e científica na perspectiva inclusiva.

 

Arquivos adicionais

Publicado

29-08-2019