AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Rhayany Daniel dos Santos
  • Marcia Taborda

Palavras-chave:

EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA

Resumo

O uso das ferramentas da Internet proporciona uma série de vantagens para a educação. Várias propostas metodológicas mais arrojadas encontram-se em desenvolvimento atualmente e a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) constitui-se hoje uma realidade no Ensino Superior. Frente a essa constatação, o projeto apresentado tem como objetivos: 1) A implantação e administração de um AVA disponibilizado a todos os docentes que desejarem utilizar em suas disciplinas de graduação (www.ead.uerj.br/ava ), a fim de possibilitar a utilização do espaço virtual como apoio a atividades presenciais; 2) Oportunizar aos bolsistas experiências significativas neste campo de atuação, tendo em vista que devido ao caráter inovador dessas ferramentas, há poucos profissionais com conhecimento consolidado para criação e gerenciamento desse espaço, cada vez mais utilizado em diversas instituições; 3) O oferecimento de cursos/atividades que visem fomentar a reflexão sobre a prática pedagógica dos docentes da UERJ. De 2016 até hoje foram mais 300 professores da graduação atendidos pelos bolsistas (online ou presencialmente) sob supervisão da equipe do LaTIC. No nosso cotidiano o que se constata é que a maioria dos professores que ainda não utiliza um AVA, se interessa quando ouve falar, no entanto, ainda apresenta um certo receio, por representar algo novo a ser inserido em sua prática pedagógica que ainda necessita ser aprendido. Após iniciarem o seu uso relatam diversos benefícios, que afetam diretamente o seu fazer docente. Para os bolsistas que atuam no projeto, representa a possibilidade de vivenciarem novas estratégias pedagógicas da cibercultura articulando seus conhecimentos teóricos à prática.

Arquivos adicionais

Publicado

27-03-2019