A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO UM PROCESSO DUPLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Amanda Teixeira Brum da Luz
  • Clara Sabino dos Reis
  • Nilson Guimarães Doria

Palavras-chave:

MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo

Este trabalho visa apresentar a experiência de duas graduandas de Pedagogia da UERJ, campus Maracanã, como monitoras da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação. A monitoria tem papel fundamental na formação docente, assim, tanto para a formação de graduandos, quanto para o trabalho do professor-supervisor. Este, a partir de seus monitores, pode observar suas práticas pelo olhar dos alunos. No nosso modelo de atuação monitoras e supervisor-orientador, participam do planejamento e correções de avaliações, organização de trabalho, acompanhamento de turmas, revisões de provas e em aulas ministradas. A metodologia deste trabalho, consiste em um Relato de Experiência, que busca refletir acerca das atividades realizadas em sala de aula. Poucos são os alunos e docentes que têm oportunidade de participar da monitoria, e por diversos fatores. Alguns professores não conhecem o processo para conseguir monitores, outros não conhecem as formas que estes podem auxiliar em suas práticas docentes, alguns têm preocupações outras, e outros não têm interesse. Por isso este trabalho se mostra tão importante e significativo no processo de formação inicial e ensino-aprendizagem duplo, de docentes e alunos. Como resultado, encontra-se a necessidade de se discutir, refletir e ampliar o acesso a bolsas de monitorias para um número maior de graduandos, a fim de que todos possam ter suas primeiras experiências em um processo de docência, e para que possam compreender melhor sobre como o ocorre o processo de ensino-aprendizagem de mão dupla que ocorre na monitoria, além entender as responsabilidades tanto dos docentes quanto dos graduandos.

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Publicado

20-03-2019