EXPERIÊNCIAS QUE TECEM: MONITORIA EM QUESTÃO

Autores

  • Jhully Anne dos Santos Sousa
  • Vanessa de Oliveira Souza
  • Nilson Guimarães Doria

Palavras-chave:

Monitoria, Experiências, Pedagogia

Resumo

Este trabalho tem a intenção de fazer visível as relações que tecem o dia-a-dia da monitoria na disciplina Aprendizagem do curso de Pedagogia (campus Maracanã), através do relato da experiência de suas duas bolsistas. Tornar-se monitora é perceber as multifaces da vida acadêmica, manter uma relação dialógica com os dois lados, de um o alunado, de outro o professor. Além disso, é perceber-se entre os dois mundos distintos, mas que ao mesmo tempo conversam. Como monitor tivemos, a oportunidade de ajudar na elaboração e correção das avaliações. É uma via de mão dupla tanto para o professor quanto para o aluno-monitor, há aprendizagem e desenvolvimentos dos dois lados, o professor aprende a ouvir o aluno que trará questões do cotidiano discente, o aluno tem a experiência de experimentar a vida acadêmica em si. Passamos por uma experiência muito enriquecedora: a ministração de aula com a supervisão do professor-supervisor e sua presença em sala. Houve nervosismo por falarmos de um assunto que não tínhamos total domínio e para pessoas que estão no mesmo nível de conhecimento que nós, nossos colegas da universidade, houve a tensão gerada pela avaliação explícita ou implícita, tanto dos colegas que estão ouvindo quanto do professor-supervisor. A experiência de sermos ‘professores da sala’, tirar duvidas dos colegas, levou-nos a aprender a importância de manejar bem a relação com o tempo, pois observamos que antes de tudo, o professor precisa saber se colocar no tempo certo. Fazer parte dos estágios internos oferecidos pela universidade é ter conhecimento de vários aspectos da instituição e uma formação completa.

Arquivos adicionais

Publicado

20-03-2019