MONITORIA DE BIODIVERSIDADE VEGETAL II: UMA ANÁLISE BÁSICA DA ESTRUTURA E FISIOLOGIA VEGETAL

Autores

  • Felipe Rocha Simões
  • Cátia Henriques Callado

Palavras-chave:

Biodiversidade Vegetal, fisiologia vegetal, Monitoria

Resumo

A disciplina Biodiversidade Vegetal II é obrigatória para o ciclo básico do Curso de Ciências Biológicas da UERJ. A disciplina compreende o estudo de um universo vegetal estrutural e fisiológico, com atividades semanais de laboratório. Nesta disciplina, a monitoria tem destaque por facilitar a distribuição de informações de maneira precisa e dinâmica para um número maior de alunos. Pelo lado do monitor interessado no estudo vegetal, representa a oportunidade de consolidar e aprofundar conceitos teóricos e atividades práticas. O apoio do monitor às aulas teóricas e práticas se estabelece em uma dinâmica voltada ao processo de formação profissional e que proporciona ao mesmo tempo condições para aprofundamento e desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. No período de monitoria, a disciplina ofereceu aulas teóricas seguidas de aulas práticas semanais abordando os conteúdos da anatomia e fisiologia vegetal. A partir de treinamentos prévios, foi possível realizar a monitoria auxiliando as aulas teóricas e práticas. Sob este último aspecto, a disciplina propiciou a análise microscópica de órgãos, células e tecidos vegetais e o debate dos aspectos fisiológicos e econômicos das plantas. As atividades de monitoria envolvem: (1) recebimento e análise dos roteiros de práticas elaborados pelos professores; (2) treinamento para uso de equipamentos e de reagentes utilizados nas aulas ou na confecção do material para as aulas práticas; (3) aprendizagem de protocolos e confecção de lâminas histológicas para as aulas práticas; (4) localização e coleta, sob orientação dos professores e técnicos, de material botânico para as aulas práticas; (5) organização, sob acompanhamento dos professores e técnicos, dos materiais a serem utilizados nas aulas práticas; (6) auxílio no manuseio dos equipamentos e reagentes pelos alunos da disciplina nas aulas práticas; (7) auxílio no desenvolvimento de relatórios e esquemas das práticas realizadas; e (8) acompanhamento, junto aos alunos, da análise do material e da apresentação de seminários exigidos no programa da disciplina. As experiências proporcionadas pela disciplina permitiram consolidar e transmitir conhecimentos adquiridos quando então aluno da disciplina e, também, exercitar oratória e didática nas atividades em que essas aptidões foram exigidas.

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Publicado

20-03-2019