AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA DA UERJ COM A ESTÉTICA DO PRÓPRIO SORRISO E PERFIL FACIAL

Autores

  • Caroline Figueiredo Cardoso, Rhita Cristina Cunha Almeida, Ana Beatriz Neve Pereira

Palavras-chave:

Odontologia, estética do próprio sorriso, perfil facial

Resumo

Estudos mostram que a busca de correção das más oclusões está mais relacionada a fatores psicológicos e sociais do que fatores somáticos. A estética do sorriso e da face impactam diretamente na vida dos indivíduos.

Este trabalho de Conclusão de curso teve como objetivo: observar a percepção estética que os graduandos de Odontologia da UERJ de 2018 têm em relação ao próprio sorriso e perfil facial; e analisar a diferença nesta percepção ao longo da graduação, utilizando questionário baseado nas escalas de linkert e de perfil facial, e Índice de Tratamento Ortodôntico (IONT).  Esta pesquisa possibilitou aos alunos o conhecimento do IOTN, além de refletirem sobre a autopercepção e impacto do sorriso/perfil facial em suas vidas.

Foram entrevistados 166 alunos, destes, 103 relataram que já fizeram tratamento ortodôntico, sendo que 98 fizeram antes de iniciar a graduação em Odontologia e 5 após o início do curso. 30 alunos estão em tratamento ortodôntico. O grau de satisfação com o próprio sorriso foi alto, sendo de 78% no primeiro ano de faculdade, 63% no segundo, 87% no terceiro e 72% no quarto ano, com preferência quase unânime pelo perfil levemente convexo para ambos os gêneros. O desenvolvimento do conhecimento acadêmico não modificou a percepção estética do próprio sorriso e perfil facial, porém é evidente a preocupação destes alunos com a estética do sorriso.

Arquivos adicionais

Publicado

20-03-2019