CRIANÇAS E YOUTUBE: DISCUTINDO O TEMA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Crianças e YouTube, alunos da Educação, mídiasResumo
O presente trabalho, ligado a um Projeto de Iniciação à Docência, consiste na apresentação de uma atividade desenvolvida na forma de roda de conversa, que foi pensada a partir de um trabalho, apresentado em Congresso Internacional, intitulado Crianças e Youtube: Práticas sócias e diferentes formas de viver a infância. O texto é fundamentado em autores da sociologia da infância, que nos ajudam a entender a criança como um sujeito histórico social de seu tempo - que é formado na cultura e que também produz cultura - e em autores do campo da comunicação, para pensar os princípios que regem a cibercultura. A roda de conversa teve como objetivo discutir com os alunos da Graduação em Pedagogia da UERJ a relação entre crianças e Youtube, uma vez que elas estão cada vez mais inseridas nos contextos povoados/regidos pelas mídias digitais em rede e que essa inserção gera muitas dúvidas nos pais e nos professores e também pede que repensemos algumas práticas educacionais que não condizem mais com as novas subjetividades dessas crianças. Tendo Bakhtin como referencial teórico-metodológico, os diálogos estabelecidos nos permitiram identificar dúvidas e receios que emergem da prática dos colegas e promover uma situação de reflexão em que todos os envolvidos no debate saíram mais sensíveis a essas novas práticas sociais que estão surgindo na sociedade.