PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DIFERENÇAS CULTURAIS: DISCUSSÕES SOBRE PRECONCEITO RACIAL E A LEI 10.639/03

Autores

  • Luciana Velloso

Resumo

Apresento neste texto uma das atividades que tenho desenvolvido com minhas turmas de graduação no curso de Pedagogia. Tal atividade tem como foco a discussão sobre a Lei 10.639/03, que trata do ensino da História da África e da cultura afro-brasileira. Neste sentido, em termos de objetivos, a atividade busca abordar diferentes formas de preconceito racial; sensibilizar o grupo para as formas de preconceito em nosso cotidiano, focalizando o espaço da sala de aula; discutir o aprendizado que o grupo teve acerca da África; apresentar propostas de atividades práticas que busquem atrelar a discussão sobre o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira em consonância com reflexões sobre o racismo. Através da vivência de uma situação de segregação criada na turma, serão apresentadas reflexões sobre as diferentes formas de "apartheid" que podem se desvelar em nossas salas de aula, buscando partir de experiências já vividas pelo grupo para entrar em situações mais gerais.

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Publicado

13-11-2017

Edição

Seção

1º PRÊMIO DOCÊNCIA DEDICADA AO ENSINO - ANÍSIO TEIXEIRA