ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E INCLUSÃO DE ALUNOS COM VISÃO SUBNORMAL NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Elisabete Ferreira de Paula Carvalho

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como tema "A inclusão de alunos com deficiência visual em escola regular do ensino médio" localizada no municí­pio de Resende. A primeira é uma escola estadual e a segunda é uma escola especial. Busca-se compreender o processo de inclusão e desta forma perceber os avanços e as mudanças realizadas na educação regular para receber este aluno. Desta forma busca-se ir além das atividades visíveis, procura-se neste trabalho observar o desenvolvimento do aluno e seu relacionamento em sala de aula com os demais alunos. Segundo a teoria sociointeracionista 'o aprendizado acontece com a interação do aluno com o meio'.

Este projeto é um estudo de caso realizado na escola João Maia, uma escola Estadual localizada no centro de Resende, Município do Estado do Rio de Janeiro, é uma escola que inclui em sua turma regular do segundo e terceiro ano do ensino médio alunos com necessidades Especiais portadores de visão subnormal. O estudo de caso foi realizado três vezes por semana durante três meses. O acompanhamento dos alunos foi realizado também na escola Especial Cedevir, que oferece apoio e orientação para que estes alunos possam ter condições de acompanhar as aulas e receber orientações para que tenham a mesma qualidade de ensino que os demais alunos de sua classe.

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Publicado

13-11-2017

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