Pontes entre a Europa e América Latina (XIX-XXI)

Autores

  • Lená Medeiros de Menezes e Chiara Pagnotta

Resumo

Os processos migratórios que tiveram lugar entre a Europa e a América Latina, nos séculos XIX-XX, culminaram com o encontro/desencontro com ‘o outro’, definindo-o pela diferença ‘conosco’, estabelecendo hierarquias que resistiram no tempo. Por outro lado, as novas identidades, produzidas no contexto social da migração, redefiniram tanto as comunidades de saída quanto as de chegada. Nesse sentido, podemos analisar as migrações como um processo dinâmico entre os dois lugares, que decompõe e recompõe papéis, relações, memórias e hierarquias de gênero, classe e etnia.

Estas problemáticas foram objeto de reflexão de um grupo de investigadores/as, historiadores em sua maioria, reunidos/as por ocasião do XVIII congresso da AHILA, cujos trabalhos foram apresentados no interior do simpósio n. 26: “Pontes entre Europa e América Latina: história, memória e representações no diálogo entre o indivíduo e o coletivo”. Uma seleção de trabalhos apresentados naquela ocasião -mais alguns trabalhos de queridos e prestigiosos colegas que trabalham há tempos sobre a mesma temática- compõem este volume, cujos textos estão organizados em ordem temática: emigração, imigração, presença e atuação nas Américas, imagens e representações.

Ao apresentar este trabalho procuramos formar as bases para um diálogo frutífero sobre a circulação (ou seu impedimento) de pessoas, sentimentos, ideias, ideologias, estereótipos e identidades, entre Europa e América, com relação aos processos migratórios contemporâneos. O interesse em compreender alguns dos aspectos mais significativos dedos referidos processos levou os autores a estudar o surgimento ou redefinição das identidades coletivas e a construção da alteridade, no contexto migratório latino-americano, dando visibilidade aos processos de criação das histórias individuais, às lembranças/esquecimentos dos grupos imigrantes e às representações individuais e coletivas acerca da experiência migratória.

Downloads

Publicado

17-12-2018